terça-feira, 13 de maio de 2008

O que Consumismo e suas origens





Podemos definir o consumismo como o consumo exagerado de produtos que não são essencias à sobrevivência do ser humano e que este tem, por natureza, uma compulsão natural de consumir. Essa compulsão pode atacar em vários graus, desde a compra ocasional até limites de cartões estourados.



A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. Após a Revolução Industrial, a industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal e , com isso, as pessoas se alienaram à produtos industrializados.

O consumo é o coração do nosso atual sistema e responsável por manter a máquina em movimento. Sem consumo em níveis crescentes o sistema capitalista se desestrutura.

Consumo x Consumismo






E, quais seriam as diferenças entre o consumo e o consumismo?

Primeiramente, o consumismo é o consumo em uma versão radical, ou seja, o consumismo é uma compulsão pelo consumo.

Sendo assim, a pessoa consumista possui sinais claros de sua dependência em relação às compras, como por exemplo:

O incômodo em sair de um shopping ou alguma loja sem ter comprado nada;

O desprezo por objetos comprados há algum tempo, com o argumento de que está velho ou fora de moda;



Os limites de crédito quase sempre ultrapassam e há dificuldade em administrar as contas;

A pessoa se sente humilhada ao ver que outras ao seu redor possuem produtos mais valorizados e/ou atuais;

Os produtos de marcas reconhecidas são indispensáveis;

Fazer compras como um hobby;


Então, quais seriam as melhores saídas para evitar problemas mais graves em relação ao consumismo?

Muitas são as opções e respostas, mas, as mais eficazes estão relacionadas à psicologia, que afirma que a pessoa deve perguntar a si mesma se "o que estou comprando é essencial?", ou "posso continuar vivendo sem isso?".

Além disso, é imprescindível a distinção entre o essencial do necessário e o necessário do supérfluo, principalmente na educação das crianças, já que não possuem senso crítico em relação à publicidade, que explora a pureza das mesmas. Essa necessidade é facilmente notada quando percebemos que a maioria dos adultos consumistas, são o resultado de um educação falha.


O consumismo deve ser evitado para que as pessoas busquem a solução para seus problemas de uma maneira mais saudável e para que tenham uma vida financeira mais estável.

Consumo é o que realmente precisamos e consumismo é a compulsão por possuir tudo.

O consumismo e a degradação ambiental






Com o aumento descontrolado do consumo de diversos produtos, a degradação ambiental aumentou descontroladamente.
Para atender às necessidades da população, muito dinheiro é investido em tecnologia, o que acaba aumentando a produção.



Antigamente, a degradação ambiental estava limitada a áreas bastante povoadas, porém atualmente, essa degradação é tão grande que atinge quase toda a biosfera.



Pela necessidade de consumir cada vez mais, a produção também aumenta cada dia mais. Outro responsável por essa grande alta, é o aumento da população mundial.




Para resolver esse problema, é necessário haver uma mudança nos padrões de consumo, através da atenção às necessidades básicas dos menos favorecidos, reduzir o uso de recursos naturais, escassos ou não, na produção e diminuir o CONSUMISMO da população.


Consumo Consciente e Sustentável


O conceito de consumo consciente e sustentável foi criado a partir da criação da Agenda 21, que é um documento firmado na Conferência ECO 92, realizado pelas Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro.


Os principais assuntos tratados nessa agenda são, justamente, aqueles que abordam as mudanças no padrão do consumo e o fortalecimento da indústria e comércio.
Esse documento é basicamente, um desafio pata que todos os terráqueos adotem um novo estilo de vida e de padrões de consumo.


As perguntas a seguir são simples, mas decisivas para entender a dimensão do problema ambiental e da urgência em promover o consumo consciente e sustentável:

Você já parou para pensar na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça, lavar carro e roupas, diariamente?
Você, em geral, apaga as luzes ao deixar um cômodo? Ou as deixam ligadas?
Você se preocupa com o tanto de papel que é gasto ao seu redor?
Ao comprar, você pensa se realmente aquele produto é necessário?Você desperdiça comida nas refeições?


Talvez, se cada um pensar assim diariamente e fazer com que sus atitudes mundo, nossos filhos e próximos descendentes possam ter ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR E MAIS JUSTO.
Agenda 21 Brasileira e Mundial :